Como Comercializar Trabalhos Artísticos

Existem uma variedade de maneiras de trabalhar em casa com trabalhos artísticos e ter uma rentabilização mensal. Mas, antes de mais nada é necessário ter em mente alguns passos a serem seguidos, para que o profissional alcance um bom êxito em sua atividade. É recomendado que a pessoa procure saber em uma loja física de arte, se lá é possível de realizar negociações das suas produções, de modo que você estipule uma porcentagem de lucro. Este já é um bom início para o seu negócio! E com o passar do tempo, à medida que for ficando mais conhecido, poderá estruturar a sua própria empresa para trabalhar em sua residência. 

Procure entrar em contato com galerias que estejam dispostas a divulgar a sua arte, de modo que você foque inteiramente na produção. Envie solicitações e descubra galerias que se encaixe bem no seu perfil profissional. E se desejar uma maior abrangência, dê preferência para as galerias na internet, que são exatamente aquelas que possuem uma enorme quantidade de visitantes diários. Tenha em mente que as postagens na internet dos seus trabalhos artísticos, também correspondem em uma forma eficiente para que você se torne uma autoridade neste segmento. Afinal, nada como uma divulgação bem-feita!

E se desejar ampliar ainda mais o seu empreendimento no ramo do trabalho em casa, comece a frequentar restaurantes de sua cidade que tenham obras de arte decorando o ambiente. A eficácia desta estratégia está exatamente na influência que tem de agradar os clientes destes lugares, os quais irão admirar as suas produções. Tenha também como meta usar as redes sociais para promover o seu empreendimento. E não se preocupe com a aparente concorrência que possa ter, com diversos artistas plásticos presentes, pois existe espaço para todos realizarem as suas divulgações e se tornarem famosos. Dê preferência para publicar as suas obras que sejam mais recentes. E não se esqueça de estruturar um arquivo das suas produções no mercado das pulgas.

Outra forma que é pouco utilizada é através da comercialização das obras de arte em ambientes de escolas ou igrejas, nos eventos de feiras ou mesmo de bazares. A grande vantagem desta estratégia é de que não será necessário que você invista no aluguel do espaço para apresentar o seu trabalho artístico, de modo que todas as negociações serão lucrativas. Uma alternativa para ter um faturamento em casa é através da comercialização de direitos sobre os seus trabalhos, autorizando as cópias. Com isto, será ainda mais acessível a negociação das obras de arte, em que você seja o autor.

E uma recomendação que você não pode deixar de lado em seu empreendimento é a sua organização profissional. Neste sentido, procure expor as suas obras de arte através de um CD ou arquivo impresso que tenha os modelos das suas produções. Outra recomendação é de que você não restrinja o seu negócio a nível local, mas busque sempre expandi-lo, afim de encontrar um universo de oportunidades.

Outra coisa que não deve ser esquecido é de que é essencial que você tenha perseverança, pois em determinadas situações será necessário que você insista no decorrer de anos, para fechar uma parceria com um determinado revendedor. E sempre tenha como meta comercializar as suas produções utilizando valores de promoções, pois isto cativa ainda mais o interesse dos clientes.


Deixe uma resposta